Pressa em concluir Linha 1 A pode ter provocado acidentes com vítimas
A pressa da concessionária Metrô Rio em concluir o que ela chama de Linha 1 A, traçado provisório de ligação entre as linhas 1 e 2 do metrô do Rio de Janeiro, é a provável causa de um acidente de graves proporções ocorrido no Centro de Manutenção da empresa, nesta data, aproximadamente às 16 horas.
Uma parte significativa do teto das vias de garagem (vias onde ficam guardados os trens quando estão no Centro de Manutenção) desabou sobre trabalhadores que estavam no local. Ainda não é possível determinar com precisão os motivos do desabamento, porém no local do acidente há máquinas pesadas e homens que, por informações preliminares, estavam efetuando uma demolição prevista para a alteração das vias e a construção dessa linha variante,
É possível que o ocorrido tenha sido motivado pela execução dessas obras, uma vez que, como denunciado inúmeras vezes pelo Sindicato dos Metroviários, o Centro de Manutenção, com toda a sua complexidade, não está preparado para oferecer segurança neste tipo de obra, e muito menos oferecerá segurança adequada para a operação comercial do metrô.
É importante asseverar que este acidente anunciado nada mais é do que a falta de responsabilidade da empresa com a vida de seus trabalhadores. Não custa lembrar que em fevereiro passado ocorreu a morte de um trabalhador durante a execução de serviço no leito da via na linha 2. Da mesma forma, não há responsabilidade com os usuários, que viajam cada vez mais apertados, correm riscos desnecessários e, no caso de qualquer incidente, não há a quem recorrer, pois a cada dia, há menos funcionários nas estações, para diminuição de custos e aumento dos lucros. A segurança está sempre em último lugar. E, com a Linha 1 A, o que é ruim, será ainda pior.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário