quarta-feira, 24 de junho de 2009

Para começar, preciso me apresentar. Sou mais um usuário do metrô insatisfeito com os serviços prestados por aquele que já foi o melhor meio de transporte de nosso estado.
Um pequeno retrospecto. O governo do Rio entregou o metrô à iniciativa privada em 1998. Não houve melhoria do serviço. O que se viu foi:

Aumento no preço das passagens (a mais cara do país - R$ 2,80);
Filas enormes nas bilheterias;
Trens sem ar condicionado e hiperlotados
Todos fomos transformandos em sardinhas em lata.

E, para piorar, a empresa que explora o metrô diz que “a qualidade de vida anda aqui”. Que qualidade de vida? Só se for a dos donos da empresa, que devem estar rindo a toa e com os bolsos cheios de dinheiro, pois, com certeza, devem receber uma pequena fortuna todos os meses pelos serviços “que prestam”.

Vocês lembram como o metrô funcionava? Não havia filas nas bilheterias? Para qualquer lado que olhássemos, havia sempre um funcionário para nos auxiliar? E agora? As estações estão sem ninguém, os idosos, para embarcar, esperam um tempão para que apareça algum funcionário. Não é culpa dele, o coitado está sozinho na estação com um monte de problemas para resolver. Ele não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas a pergunta é: por que só tem um funcionário? A resposta é que não há preocupação com os usuários, e sim com o dinheiro. Ah, e por falar em dinheiro, onde já se viu comprar um bilhete e ser obrigado a viajar no mesmo dia? E se não usar, perdeu? Será que somos obrigados a comprar o tal cartão recarregável que eles inventaram? Parece, porque senão temos que entrar naquela fila enorme diariamente.
E, em suas propagandas, dizem que é muito bacana, moderno, coisa do no século XXI. Mas nos espremem, nos tratam mal, e cobram muito caro por isso. Estamos no século XXI? Até quando vai durar? Será que os políticos e a tal agência reguladora estão preocupados com a povo do Rio? Claro que NÃO!
E, por falar em povo, não é só o metrô que está nessa situação, as barcas e os trens também estão péssimos. E ainda dizem que os donos do metrô vão comprar as barcas e os trens. Aí seria a nossa total perdição. Vamos começar uma camapnha pela qualidade dos transportes JÁ.

19 comentários:

Anônimo disse...

Também sou usuário do Metro e estou impressionado com os abusos cometidos nos novos critérios de cobrança dos bilhetes, pois contrariam o CDC e a CFB. Porquê a inércia, com escancarada ilegalidade, por parte da prefeitur e, principalmente, do Ministério Público? Aí tem! As falcatruas "legalizadas" pelo poder público continua se espalhando. ACORDA MP!!!

Anônimo disse...

O Metrô é reflexo do abandono do Poder Público em relação à população, que se vê obrigada a enfrentar filas gigantes, serviço deplorável e altos preços, tendo ainda que ouvir em alto e bom som deboches como "a qualidade de vida anda aqui".

Unknown disse...

Viva Zé Sardinha!

Por um Metrô de qualidade..

Apenas um Jardineiro disse...

passagem absurdamente cara e superlotação. É hora de medidas serem tomadas para justificar o preço que os cidadãos pagam.

Anônimo disse...

Excelente iniciativa!
O povo tem vicio de reclamar com quem não resolve, se fazer de vítima, mas não exerce seu direito acionando as pessoas devidas. Mediante a burocracia que é postar uma reclamação no metrô, dificulta ainda mais tal ação da sociedade.
Hoje, presenciei uma cena, que contando ninguém acredita.... 4 seguranças empurrando um senhor pra dentro do vagão, pois o mesmo estava preso, literalmente, pelo fechamento das portas.
O ideal seria passar 1h só tirando fotografias dessas cenas e colocar ao lado da afirmativa "Qualidade de vida!".

Anônimo disse...

os trens estão melhores q o metrô.. pelo menos o ar condicionado funciona!

Unknown disse...

Oi Zé Sardinha, te vi hoje no metrô. Gostei muito de te conhecer. É mais que necessária a sua existencia para denunciar o constragimento que vivemos diariamente com a super lotação dos metrôs.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente a lotação está muito extravazante. Antes, fora do horario de pico, você ainda conseguia pegar bancos vazios, agora é cheio o dia todo. Tá certo que parte disso é devido à alta demanda da população, até porque a quantidade de trens está boa, com intervalos na faixa de 4 minutos. A pergunta é: Será que é possivel aumentar ainda mais? Acredito que sim. Agora sou obrigado a ir para estação Sao Francisco para poder embarcar sentido Z. Sul sem quebrar o notebook que fica na mochila.
Essa manifestação veio à calhar, pois estava preparando uma matéria falando do mesmo assunto, sendo que reclamando principalmente da Super Via.

Miguel Gonzalez disse...

VISITEM O BLOG DO METRÔ E RECLAMEM À VONTADE: HTTP://METRODORIO.BLOGSPOT.COM

TODO MUNDO TEM QUE TER METRÔ DECENTE!

Miguel Gonzalez disse...

Zé Sardinha, vamos trocar links entre o teu blog e o meu?

Anderson disse...

A verdade é que este não é um problema só de transporte público, pois reflete também economicamente nas empresas, pois, muitas pessoas chegam atrasadas aos seus empregos ou reuniões de trabalho. Fora o fato de chegar ao trabalho ja cansado e estressado...
é coisa de louco!

Anderson disse...

Em Londres, passageiros decidiram não utilizar o serviço do metrô por problemas semelhantes, não demou muito a empresa responsável resolveu a questão. Talvez, seja preciso uma paralização total de usuários..

Miguel Gonzalez disse...

O grande problema é que da Pavuna à Ipanema, temos praticamente uma linha só (as exceções são as 3 estações da Tijuca). Então, o tráfego de pessoas não dispersa. Precisamos de mais linhas. Por que nunca concluíram a Linha 2?

Amigo do Zé Sardinha disse...

Daleeeeeeeeeeeeeee Zé Sardinha!!!
A partir de hoje serei seu amigo!!!!
Sabe tudo!!
Estamos com vc!!!
Ass:. Super Metro!

Anônimo disse...

Sou um dos milhares de cariocas que utiliza o Metrô. Realmente é um absurdo ter que enfrentar filas absurdas e ser quase pisotiado para poder entrar no vagão. Quando os responsáveis pela vistoria das Olimpíadas tiveram aqui para conhecer o sistema de transportes, nossas autoridades os levaram lá em um feriado. Por que será? Deveriam tê-los levados num dia normal, entra 7h e 9h...Nunca sediaríamos nenhum grande evento...

Fernanda disse...

Zé Sardinha, adorei saber da sua existência na manhã de ontem. Espero que visite outras estações e que o movimento vá pra frente, porque o serviço do metrô tá um lixo. Dou a maior força. Abraços!

Anônimo disse...

Prezados Senhores.
Estou vindo por meio desta, para denunciar o péssimo funcionamento do Metrô no horário do "RUSH", tanto na parte da manhã (entre 07:30 às 09:00) como na parte da tarde (entre 17:30 às 19:00), o serviço está muito pior do que os trens da SUPERVIA.
Todo dia, nós os usuários, temos que esperar dois ou mais trens para podermos embarcar, e mesmo assim vamos esmagados da estação Central até a Estação da Carioca, quando esvazia um pouco a composição. Os trens extras (vazios) que são colocados, fazendo o trajeto da Central a Botafogo não são suficientes para atender a demanda de passageiros e também o intervalo entre uma composição e outra teria que ser reduzido.
Termino agradecendo a vossa atenção, e esperando providências quanto a melhora do funcionamento para evitar os transtornos atuais dos usuários, inclusive das pessoas idosas, gestantes, crianças e deficientes.
Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Aos advogados de plantão..cadê as ações contra o Metrô?.. E por que ninguém manifesta? Por que ninguém quebra uma estaçãozinha?.. Quer apostar quanto comigo que depois eles melhoram rapidinho o serviço?..